Colunas

Thiago Hyppolito | 04/03/2015 - 15:55:44

No futuro, hackers poderão roubar... minha pizza?

Tags: já, meu, não, aplicativo, pizzaria,

Mais da Coluna


* Por Thiago Hyppolito

“Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2021, 7h30 da noite. Final de semana chegando, e junto com ele a preguiça. Cozinhar? Nem pensar. Abro o aplicativo da pizzaria 3 Irmãos¹, lugar onde compro pizza há pelo menos 25 anos. Ele reconhece meu rosto, e com um clique, refaço o pedido de sempre. Pago usando o cartão de crédito que já está associado ao meu perfil. Comento com meu filho: ‘Quando eu tinha sua idade, meu pai tinha que telefonar quando queria uma pizza’. Ele nem tira seus óculos de realidade virtual, mas pergunta: ‘Papai, o que é telefonar’?”

Como sempre, abro a porta que dá acesso à sacada do meu apartamento. Retiro o vaso com as orquídeas da minha esposa já que, na semana passada, o drone da pizzaria quase as decapitou e por pouco não fez a maior sujeira. Passaram-se 30 minutos e o aplicativo me avisa que meu pedido foi cancelado e meu cartão estornado. Abro o chat de voz do aplicativo e falo com Seu Antonio, dono do lugar que conheço há tempos. Ele diz que “o drone saiu com a pizza, mas não voltou e não há registros de seu paradeiro”. Ele também avisa que suspendeu as entregas com os drones e que vai usar a boa e velha motocicleta.

Hoje, nós já pedimos comida pelo aplicativo e já fazemos autenticação biométrica, mas ainda não é certo se nossos filhos irão usar os óculos de realidade virtual ou se os drones irão de fato entregar nossas pizzas. A dúvida na verdade é uma questão de viabilidade comercial e operacional, já que a tecnologia para fazer tudo isso já existe.

Rahul Sasi, um pesquisador de segurança indiano, criou um software que ele apelidou de Maldrone. Em entrevista à Forbes, Sasi explicou que o software invade a área de decisão autônoma e consegue desligar o aparelho, fazendo-o despencar imediatamente. Potencialmente, ele poderia até desviar a rota pré-programada.

Empresas como a DHL, Domino’s e até mesmo a pizzaria Vero Verde de Santo André (SP) já estão fazendo testes de entregas utilizando drones. A Amazon, talvez seja a que esteja levando essa história mais a sério, pois já trabalha no desenvolvimento desse tipo de entrega em centros nos Estados Unidos, Israel e Reino Unido. Eles afirmam que, em um futuro muito próximo, ver drones fazendo entregas vai ser tão comum como ver caminhões ou carteiros.

Ameaças digitais infectam computadores. Precisamos lembrar que, hoje em dia, os computadores têm as mais variadas formas. Uns vem em forma de telefones, outros em forma de TVs e, mais recentemente, em forma de helicóptero miniatura não tripulado.

Portanto, não importa em qual dispositivo, é bom sempre estar precavido com soluções de segurança em todos os seus aparelhos. E no futuro, é bom também manter pizza congelada na geladeira, caso algum hacker ladrão de pizzas esteja atuando no seu bairro.

*Thiago Hyppolito é engenheiro de produtos da McAfee do Brasil, integrante da Intel Security

Comentários

Para comentar é preciso se identificar:
esqueci a senha | cadastre-se já!

Ainda não há comentários sobre este post.

Ou identifique-se abaixo, no Facebook.
 
 

Mais Lidas

App 19/12/2014 09:28h

Elo cria app que permite pagar conta por smartphone

A bandeira de cartão de débitos e créditos Elo criou um app que permite pagar contas de restaurante pelo smartphone.

App 05/01/2015 15:16h

App e adesivo substituem tradicional termômetro

A principal feira de tecnologia do primeiro semestre: a Consumer Electronics Show, CES, reunirá entre os dias 6 e 9 de

Marketing 13/11/2012 15:33h

Publicidade no Google é maior que na mídia impressa dos EUA

Estudo feito pela empresa de pesquisa alemã Statista revela que o Google fatura mais com publicidade que todas as publi

RSS Enviar por email Twitter Facebook

© 2012 MediaWeek Ltda. Todos os direitos reservados
Agencia Pulse