Colunas

Daniel F. Freire | 26/01/2015 - 15:05:30

Tecnologias fundamentais para um Data Center eficiente

Tags: sempre, Data, Center, gasto, projeto,

Mais da Coluna


* Por Daniel Fazenda Freire

A eficiência do Data Center é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Por isso, estes profissionais devem estar sempre conectados às novidades que o mercado oferece para criar um ambiente adequado às necessidades do cliente. Aumentar o desempenho, reduzir os gastos e minimizar problemas futuros devem ser os objetivos principais, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível.


O primeiro passo para o sucesso da nova estação é ter um projeto adequado: é durante a sua concepção que são escolhidas as técnicas que vão ajudar a melhorar a eficiência energética. Definir com clareza o sistemas de energia de alta performance e de condicionamento evitam desperdício e geram uma economia de até 50% do gasto energético total.


Das soluções atuais para Micro DC e DC Container, por exemplo, conseguimos dimensionar o sistema de condicionamento de ar isolando os corredores quente e frio. Com isso, ele fica mais eficiente e pode-se chegar a uma redução de até 25% do gasto com energia. Também existem sistemas, como o Pré-Fab Data Center que, além disso, utilizam  recursos adicionais como pintura nano térmica e telhado verde para atenuar ainda mais o calor gerado pelo ambiente diminuindo a carga de energética necessária.


Mas todos sabem que nem sempre o orçamento é compatível com o projeto. Nestes casos, é mais plausível optar por soluções modulares que permitam o crescimento de acordo com a demanda da empresa. Eles são fáceis de transportar em um curto espaço de tempo, gerando economia nos custos com o transporte e construção da infraestrutura. Assim, o investimento é feito sempre de forma eficiente, com os melhores equipamentos e, consequentemente, melhores resultados.


Por fim, a contratação para execução no regime de turn-key (quando é contratada uma só empresa para realizar todo serviço, do projeto à implantação) auxilia no processo e garante o bom funcionamento da nova estação. Isso porque são inúmeros sistemas que trabalham em conjunto e é preciso uma integração total para ter um Data Center com boa performance.


* Daniel Fazenda Freire é Engenheiro Civil e diretor das empresas D2F Engenharia e TIER4 Intelligent Solutions.

Comentários

Para comentar é preciso se identificar:
esqueci a senha | cadastre-se já!

Ainda não há comentários sobre este post.

Ou identifique-se abaixo, no Facebook.
 
 

Mais Lidas

App 19/12/2014 09:28h

Elo cria app que permite pagar conta por smartphone

A bandeira de cartão de débitos e créditos Elo criou um app que permite pagar contas de restaurante pelo smartphone.

App 05/01/2015 15:16h

App e adesivo substituem tradicional termômetro

A principal feira de tecnologia do primeiro semestre: a Consumer Electronics Show, CES, reunirá entre os dias 6 e 9 de

Marketing 13/11/2012 15:33h

Publicidade no Google é maior que na mídia impressa dos EUA

Estudo feito pela empresa de pesquisa alemã Statista revela que o Google fatura mais com publicidade que todas as publi

RSS Enviar por email Twitter Facebook

© 2012 MediaWeek Ltda. Todos os direitos reservados
Agencia Pulse