Colunas

Antonio Castro | 19/01/2015 - 15:49:48

A tecnologia potencializando o aprendizado

Tags: promover, reais, necessidades, modelos, se,

Mais da Coluna


* Por Antônio Sérgio Martins de Castro

Até bem pouco tempo dizia-se que a tecnologia iria promover uma revolução na educação. Penso que essa “onda”, em que se acreditava que os problemas educacionais existentes estariam resolvidos com as novidades em hardwares e softwares, já passou.  Chegou a hora de colocar os pés no chão e as mãos na massa e entendermos em que aspecto o uso consciente dessas tecnologias, planejado e fundamentado pedagogicamente, pode promover mudanças significativas no processo de ensino e aprendizado.


Muitas tendências são elencadas e apontadas como soluções mágicas. Muitas são até testadas com resultados pouco animadores ou até mesmo frustrantes. Porém, muitos se esquecem do ambiente da sala de aula e daqueles que estão sentados nas cadeiras que a compõem, e que vivenciam realidades muito diferentes.  Nem sempre o uso de algo já construído, baseado em modelos de outros, é garantia de sucesso. É preciso olhar para nossas realidades diversas e encontrar modelos sustentáveis que nos permitam agregar valor às nossas práticas, essas que em hipótese alguma devem ser ignoradas. O olhar para frente não significa ignorar ou abandonar o que já foi feito.


No entanto, a tecnologia não muda nada sozinha. A educação, como um todo, movimenta-se dentro do turbilhão da contemporaneidade. Flipped classroom, blended learning, design thinking, cloud computing, gamification, Moocs, mobile learning, big data são termos cada vez mais utilizados no meio educacional. É importante ressaltar que em um contexto de transformações tão intensas ainda é evidente um descompasso entre tecnologias que avançam desconectadas das necessidades reais dos professores e de escolas.


Dentre as necessidades reais de escolas e professores, é difícil apontar aquelas que realmente têm a capacidade de promover reais transformações. Talvez o caminho trilhado esteja em ouvir. Os modelos em que ele ainda é passivo não surtem mais efeito. A solução para isso pode ser potencializada com o uso de tecnologia que, ao proporcionar canais de comunicação mais eficientes, rápidos e atrativos aos alunos, alavanca o diálogo, a troca de informações e também abre espaço para uma nova possibilidade, a expressão de maneira coletiva.


Todos esses pontos são recorrentes quando se fala em educação e fica cada vez mais evidente que o investimento na formação dos professores é necessário e fundamental para que, com propostas realistas, aplicáveis, embasadas em estratégicas pedagógicas inovadoras e contemporâneas, crie oportunidades relevantes para promover transformações concretas e que atendam às necessidades de uma educação para o futuro.

Antônio Sérgio Martins de Castro é Gerente de Inteligência Educacional da Editora Saraiva

Comentários

Para comentar é preciso se identificar:
esqueci a senha | cadastre-se já!

Ainda não há comentários sobre este post.

Ou identifique-se abaixo, no Facebook.
 
 

Mais Lidas

App 19/12/2014 09:28h

Elo cria app que permite pagar conta por smartphone

A bandeira de cartão de débitos e créditos Elo criou um app que permite pagar contas de restaurante pelo smartphone.

App 05/01/2015 15:16h

App e adesivo substituem tradicional termômetro

A principal feira de tecnologia do primeiro semestre: a Consumer Electronics Show, CES, reunirá entre os dias 6 e 9 de

App 15/12/2014 12:07h

Novo recurso do Spotify mostra músicas mais tocadas

O app Spotify, serviço de música digital, lançou nesta segunda (15) seu novo recurso que permite descobrir com mais f

RSS Enviar por email Twitter Facebook

© 2012 MediaWeek Ltda. Todos os direitos reservados
Agencia Pulse